Avaliação Acústica

AVALIAÇÃO ACÚSTICA COM EXCELENTE RELAÇÃO QUALIDADE/PREÇO

Medições Acústicas, Ensaios Acústicos e Testes Acústicos a preços competitivos, realizados por técnico especializado e com equipamentos calibrados por laboratório acreditado pelo IPAC. Contacte-nos agora!


COMO FUNCIONA?

  1. Pedido de Orçamento
    Peça-nos o orçamento por telefone ou e-mail, indicando o motivo do pedido, tipo de imóvel e morada do mesmo.

  2. Visita Técnica
    Após aceitar o orçamento, visitamos o imóvel numa data pré-acordada para realização dos ensaios acústicos.

  3. Processamento de Dados
    Processamos os dados recolhidos para elaboração do certificado acústico e emissão do termo de responsabilidade.

  4. Envio dos Documentos
    Enviamos os documentos em suporte de papel via CTT e em suporte digital via email.

ZONAS DE ACTUAÇÃO:

Todos os Municípios do Distrito de Faro – Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.


AVALIAÇÃO ACÚSTICA

A avaliação acústica é constituída pelo Termo de responsabilidade acústico e Relatório de Medições acústicas, devendo ser acompanhada da declaração de qualificação emitida pela ordem profissional respectiva.

TERMO DE RESPONSABILIDADE ACÚSTICO

Para se atingir essa performance acústica nos edifícios passou a ser exigido ao abrigo da Portaria n.º 113/2015, de 22 de Abril o O termo de responsabilidade acústico, que deve instruir os processos apresentados no âmbito do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação.

No caso dos elementos específicos da informação prévia ou do licenciamento, o termo de responsabilidade atesta que a execução da operação de loteamento ou a execução das obras de urbanização se conforma com o Regulamento Geral de Ruído.

No caso dos elementos específicos dos pedidos de autorização e alteração de utilização, o termo de responsabilidade atesta a conformidade da obra com o projeto acústico. Neste caso, o termo de responsabilidade é elaborado e subscrito com base em ensaios acústicos, realizados de acordo com o Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios.

RELATÓRIO DE MEDIÇÕES ACÚSTICAS

Verificação através de ensaios acústicos in situ (no local), da conformidade dos índices de isolamento acústico do edifício, com o estabelecido no Decreto-Lei nº 96/2008 atualmente em vigor (Regulamento Geral dos Requisitos Acústicos dos Edifícios) e Critérios de amostragem do LNEC

Os principais ensaios são: isolamento a sons aéreos entre compartimentos (DnT,w), isolamento a sons de percussão de pavimentos (LnT,w), isolamento a sons aéreos de fachadas (D2m,nT,w), níveis de pressão sonora de equipamentos de edifícios (LAr,nT); e tempo de reverberação (T).

Com base nos resultados dos ensaios é elaborado um relatório de ensaios acústicos (certificado acústico) onde se conclui a conformidade ou não dos valores obtidos com os requisitos acústicos legislados.

A avaliação acústica, além de ser obrigatória para os pedidos de autorização e alteração de utilização, valoriza o imóvel com a sua informação pois os problemas de isolamento acústico raramente estão à vista.

Pode também solicitar os nossos serviços de Avaliação Acústica dos Edifícios no âmbito de reclamações provenientes de incomodidade de ruído dos vizinhos (fogos geminados) ou para conferir detalhes do projeto acústico no processo de construção e após a construção.

Deslocamos a nossa equipa de técnicos ao local para uma avaliação correta da situação de modo a garantir uma resposta adequada e rigorosa.

MEDIÇÕES ACÚSTICAS IN SITU

Para avaliar a conformidade dos índices de isolamento acústico de edifícios exigidos no Decreto-Lei nº 96/2008, determinamos através de ensaios acústicos in situ, os seguintes índices de isolamento:

• medição de isolamento sonoro a sons aéreos entre compartimentos. Determinação do índice de isolamento sonoro. NP EN ISO 140-4:2009, NP EN ISO 717-1:2013, EN ISO 140-14:2004, Nota 3 do Documento LNEC, 13 de Abril 2012

• medição do isolamento sonoro a sons aéreos de fachadas e elementos de fachada e determinação do índice de isolamento sonoro. Método global com altifalante NP EN ISO 140-5:2009, NP EN ISO 717-1:2013, Nota 3 do Documento LNEC, 13 de Abril 2012

• medição do isolamento a sons de percussão de pavimentos e determinação do índice de isolamento sonoro NP EN ISO 140-7:2008, NP EN ISO 717-2:2013, EN ISO 140-14:2004, Nota 3 do Documento LNEC, 13 de Abril 2012

• medição dos níveis de pressão sonora de equipamentos de edifícios. Determinação do nível sonoro do ruído particular NP EN ISO 16032:2009, Nota 4 do Documento LNEC, 13 de Abril 2012

• medição do tempo de reverberação. Método da fonte interrompida (método de engenharia) NP EN ISO 3382-2:2011

Orçamento Gratuito!

Com uma equipa qualificada, garantimos a melhor relação preço qualidade e rapidez de execução do mercado.